Como validar o modelo de negócio?

A escolha de um modelo de negócios para sua empresa é o primeiro passo para analisar como ela se porta e como sua estrutura será estabelecida. Mas quando seu modelo é escolhido, é necessário iniciar um processo para validá-lo.
Isso porque a validação de um modelo de negócios é
necessária para analisar o potencial que a sua empresa tem no mercado.
Para realizar esse tipo de análise, você pode seguir algumas práticas listadas a seguir.
- Faça uma pesquisa de mercado
Ao conduzir uma pesquisa de mercado, você
obtém mais dados sobre o mercado e o seu negócio. Quanto mais dados, menor a
margem de erro e isso melhora a qualidade de suas decisões.
- Defina seu segmento – Tem uma postagem no Blog falando sobre isso.
- Conheça seu público – Quem você quer atingir.
O que motiva seu público a comprar;
Seus principais hábitos de compra;
Quais atividades realiza no seu cotidiano;
O que ele mais valoriza na hora de comprar;
Entre outros atributos.
- Realize pequenos testes.
Aqui você pode realizar testes relacionados aos preços
praticados, ao produto ou serviço oferecido e até mesmo à experiência
proporcionada ao cliente.
Seguindo estes passos, você consegue fazer a identificação das partes mais arriscadas e este é o próximo passo.
Os riscos podem ser divididos em:
◊ Risco do produto: desafio de desenvolver um produto/serviço que efetivamente funcione e atenda às necessidades dos clientes.
◊ Risco do cliente: desafio de construir um caminho até os clientes.
◊ Risco de mercado: desafio de construir um negócio viável.
Esses riscos ficam distribuídos da seguinte forma no Lean Canvas:
Partindo da classificação de riscos, é possível realizar um conjunto organizado de testes para confirmar/refutar premissas e identificar ajustes a serem feitos no modelo de negócio.
Compreensão do problema.
Neste momento, os empreendedores devem conduzir um conjunto de conversas com potenciais clientes com o objetivo de compreender todos os aspectos do problema que identificaram.
Os empreendedores podem dizer que cumpriram este estágio quando forem capazes de responder, com segurança, às seguintes perguntas:
Neste momento o empreendedor deve ser capaz de responder se:
Validação do produto quantitativamente.
O quarto estágio é o momento de ofertar o produto para um público maior. A preocupação aqui é verificar se o sucesso observado em pequena escala é sustentável em grande escala. Nesse sentido, o foco aqui é responder aos seguintes questionamentos.
Repare que, ao longo dos estágios, os riscos vão sendo trabalhados de maneira gradativa. Cada um deles contando com um conjunto de quatro camadas, conforme a representação a seguir.
Comentários
Enviar um comentário