Como validar o modelo de negócio?

                    

             A escolha de um modelo de negócios para sua empresa é o primeiro passo para analisar como ela se porta e como sua estrutura será estabelecida. Mas quando seu modelo é escolhido, é necessário iniciar um processo para validá-lo.

            Isso porque a validação de um modelo de negócios é necessária para analisar o potencial que a sua empresa tem no mercado.

Para realizar esse tipo de análise, você pode seguir algumas práticas listadas a seguir.

  •  Faça uma pesquisa de mercado

           Ao conduzir uma pesquisa de mercado, você obtém mais dados sobre o mercado e o seu negócio. Quanto mais dados, menor a margem de erro e isso melhora a qualidade de suas decisões.

  •  Defina seu segmento – Tem uma postagem no Blog falando sobre isso.
  • Conheça seu público – Quem você quer atingir.

                O que motiva seu público a comprar;

                    Seus principais hábitos de compra;

                        Quais atividades realiza no seu cotidiano;

                            O que ele mais valoriza na hora de comprar;

                                Entre outros atributos.

  • Realize pequenos testes.

        Aqui você pode realizar testes relacionados aos preços praticados, ao produto ou serviço oferecido e até mesmo à experiência proporcionada ao cliente.

        Seguindo estes passos, você consegue fazer a identificação das partes mais arriscadas e este é o próximo passo.

Os riscos podem ser divididos em:

 ◊ Risco do produto: desafio de desenvolver um produto/serviço que efetivamente funcione e atenda às necessidades dos clientes. 

Risco do cliente: desafio de construir um caminho até os clientes. 

◊ Risco de mercado: desafio de construir um negócio viável.

Esses riscos ficam distribuídos da seguinte forma no Lean Canvas:



     

      Partindo da classificação de riscos, é possível realizar um conjunto organizado de testes para confirmar/refutar premissas e identificar ajustes a serem feitos no modelo de negócio.

Compreensão do problema.

        Neste momento, os empreendedores devem conduzir um conjunto de conversas com potenciais clientes com o objetivo de compreender todos os aspectos do problema que identificaram. 

Os empreendedores podem dizer que cumpriram este estágio quando forem capazes de responder, com segurança, às seguintes perguntas:

 Definição da solução.

        A partir do entendimento do problema, é possível pensar em alternativas de solução. Recomenda-se que os empreendedores elaborem uma demonstração de como pretendem resolver o problema dos clientes e que submetam essa demonstração à avaliação deles.

Neste momento o empreendedor deve ser capaz de responder se:


Validação do produto qualitativamente. 

            Ao chegar ao terceiro estágio, é hora de criar um produto mínimo viável para ser testado apenas com os adotantes iniciais. Ou seja, os empreendedores tentarão “rodar” o negócio em uma pequena escala e verificar sua real capacidade de gerar valor para o público que pretendem atingir e se as pessoas estão dispostas a pagar pelos benefícios percebidos.

 As perguntas-chave são:


Validação do produto quantitativamente.

            O quarto estágio é o momento de ofertar o produto para um público maior. A preocupação aqui é verificar se o sucesso observado em pequena escala é sustentável em grande escala. Nesse sentido, o foco aqui é responder aos seguintes questionamentos.



            Repare que, ao longo dos estágios, os riscos vão sendo trabalhados de maneira gradativa. Cada um deles contando com um conjunto de quatro camadas, conforme a representação a seguir.




Vou deixar aqui um link onde você encontra o LEAN CANVAS editável.

Tudo certo até aqui? 
Lembrando que esta proposta é para o Ano Trilha 3 Bimestre 2 / 17ª semana, ok?

Até a próxima! 🙋 

                                            Crédito das planilhas aqui expostas:




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